Texto que escrevi para um Jornalzinho das crianças que circulou na Igreja Assembléia de Deus Mistério do Belém sub congregação Vila Mello em 2005 e 2006.
Nós cantamos numa colônia colorida e de forma espantosa que cresce nos mares e pode formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinárias !
- "Será que cantamos mesmo no CORAL?!"
Calma! Essa brincadeira é praa dizer que a palavra, CORAL é ambígua, ou seja, tem mais de um sentido.
Um outro sentido para essa palavra é: canto litúrgico, criado por Martinho Lutero para ser cantado em CORO pelos fiéis nos cultos, após a reforma protestante.
Partindo desse princípio, não é plausível dizer que CORAL é o grupo em que cantamos, e sim o tipo de música cantata pelo grupo.
O grupo que cantamos é nomeado como CORO. Podendo ele ser masculino, feminino, infantil, misto ou ter outros adjetivos.
Assim como CORAL, CORO também é uma palavra ambígua.
CORO em música, é o canto de muitas vozes reunidas ou os estribilhos de algumas músicas. Na arquitetura da Grécia antiga, era o espaço reservado a dançarinos e cantores, ou ainda, desígma uma área do templo cristão, onde fica o altar-mor nas igrejas e catedrais.
A palavra CORO nos sentidos musical e arquitetônico, é encontrada na bíblia em NEEMIAS 12: 31, 38 e 40.
A palavra CORAL é encontrada somente na Bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová em PROVÉRBIOS 8: 11, e mesmo assim refere-se à animal marinho.
Sendo assim: Nós cantamos n'um CORO que na maioria das vezes canta um tipo de música chamada CORAL, que por sua vez, esta presente nas CANTATAS, MISSAS, MOTETOS, ORATÓRIOS e outras formas musicais.
Valdemar Santos NEVADA, 2006.
Depois de uma explicação dessa é preciso que faça a correção com brevidade.rsrs...
ResponderExcluir